No dia 12 de outubro comemora-se uma das datas mais especiais da Igreja Católica no nosso país, o dia da Rainha e Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.
Segundo registros históricos, a imagem foi encontrada no ano de 1717, onde convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio, passaram horas tentando, mas nenhum peixe foi pego. Ao chegarem às proximidades do Porto Itaguaçu, já exaustos e quase desistindo, João Alves lançou a rede nas águas novamente, mas dessa vez havia pescado algo. Ao retirarem a rede da água avistaram o corpo de uma imagem, de Nossa Senhora da Conceição, mas sem a cabeça. Lançaram novamente a rede e apanharam a cabeça da mesma imagem. Daí em diante a pescaria foi abundante para os três humildes pescadores, que encheram seu pequeno barco. Foi o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida.
Nossa Senhora Aparecida Original
Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem.
A fama dos milagres extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil e as peregrinações até a santa iniciaram-se. A família construiu um oratório, que logo se tornou pequeno para o tanto de devotos que visitava a imagem. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá iniciou, junto com a comunidade, a construção de uma Capela que se localizava no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava, e, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (hoje Basílica Antiga).
Basilica Antiga
Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 08 de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros, e no dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor.
Vinte anos depois, a 17 de dezembro de1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, nossa Senhora foi proclamada RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL, por determinação do Papa Pio XI, a qual foi reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.
Vinte anos depois, a 17 de dezembro de
Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena, e então era necessário a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Assim, em 10 se setembro de 1946 foi Lançada e abençoada a pedra fundamental. No dia 8 de setembro de 1954 foi lançada a nova Pedra Fundamental, e em 11de novembro de 1955 inicia-se oficialmente as obras para a construção da nova Basílica, cujo projeto foi assinado pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus.
Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida: Santuário Nacional; "maior Santuário Mariano do mundo".
Santuário Basílica Nacional De Aparecida
A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.
A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.
A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de
altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa.
altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa.
Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.
Bibliografia:
Site PORTAL DA FAMILIA, disponível em: http://www.portaldafamilia.org/datas/criancas/diansra.shtml, acesso em 07/10/2011;
Site CATEQUISAR, disponível em:
Portal A12, Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, disponível em: http://www.a12.com/santuario/cdm/cronologia.asp , acesso em 07/10/2011.
Por: Giseli A. Krinski - Grupo de Jovens OREL
Nenhum comentário:
Postar um comentário